|
DEZ DICAS PARA SE
PROTEGER DO CÂNCER
ALCOOLISMO
Consumo e Relação com o
Câncer
O consumo de bebidas
alcóolicas é tão comum que muitas pessoas não imaginam que elas são
drogas potentes.
A relação entre álcool e
câncer tem sido avaliada, no Brasil, por meio de estudos de
caso-controle, que estabeleceram a associação epidemiológica entre o
consumo de álcool e cânceres da cavidade bucal e de esôfago.
O
uso combinado de álcool e tabaco aumenta ainda mais o risco de câncer
nestas e em outras localizações, como a faringe e a laringe supraglótica.
Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros
fatores de risco, como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o alcoolismo
está relacionado a 2 - 4% das mortes por câncer, implicado que está,
também, na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama.
Os estudos epidemiológicos têm demonstrado que o tipo de bebida
(cerveja, vinho, cachaça etc.) é indiferente, pois parece ser o etanol,
propriamente, o agente agressor. Esta substância psicoativa tem a
capacidade de produzir alteração no sistema nervoso central, podendo
modificar o comportamento dos indivíduos que dela fazem uso. Por ter
efeito prazeroso, induz à repetição e, assim, à dependência.
Os efeitos do álcool
variam de acordo com a rapidez e a frequência com que ele é ingerido,
com a quantidade de alimentos consumidos durante a ingestão de bebidas
alcoólicas, com o peso da pessoa, com o estado de espírito desta pessoa
etc. O álcool atinge rapidamente a circulação sangüínea e todas as
partes do corpo, inclusive o sistema nervoso, provocando mesmo em doses
pequenas a diminuição da coordenação motora e dos reflexos, o estado de
euforia e a desinibição.
Recorde-se que muitas
doenças são causadas pelo uso contínuo do álcool: doenças neurais,
mentais, musculares, hepáticas, gástricas, pancreáticas e entre elas o
câncer. Isto sem falar nos problemas sociais que estão associados à
ingestão de bebidas alcoólicas: acidentes de trânsito, homicídios,
suicídios, faltas ao trabalho e atos de violência.
O conselho para as
pessoas que optarem por beber álcool é que limitem o consumo para menos
de dois drinques por dia para homens e menos de um para mulheres.
Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem ingerir bebida
alcóolica.
(Fonte: Instituto
Nacional do Câncer)
|